Explore chain-of-thought prompting

Visão geral
A solicitação de cadeia de pensamento é uma técnica que envolve a solicitação de um grande modelo de linguagem para explicar os seus processos de raciocínio. A solicitação de cadeia de pensamento é útil para resolver problemas que envolvem raciocínio passo a passo. Esta técnica melhora a qualidade das respostas de um LLM em certos casos.

Benefícios
A solicitação de cadeia de pensamento tem dois benefícios principais:

  • Pode melhorar a precisão global da produção de um LLM. Ao dividir uma tarefa em etapas mais geríveis, ajuda o LLM a produzir resultados precisos e consistentes.
  • Pode melhorar o processo de resolução de problemas. Ao instruir um LLM para analisar o problema, pode compreender melhor os passos utilizados pelo LLM para chegar à solução.

Formulários
A solicitação de cadeia de pensamento é útil para resolver problemas que envolvem raciocínio matemático ou lógico. Por exemplo, pode utilizar sugestões de cadeia de pensamento ao tomar decisões de compra, analisar dados de vendas ou recomendar produtos com base nas necessidades do cliente.

Prompt design

Escadas que dizem “contexto”, “exemplo” e “solicitação”. A palavra “saída” está abaixo de todas elas.
Os avisos de cadeia de pensamento incluem frequentemente um ou mais exemplos que demonstram como resolver um problema em passos discretos. O seu prompt deve fornecer contexto sobre o problema ou tarefa, incluir um exemplo e indicar um pedido com instruções.

Exemplo: Criar um código de compra
Eis um exemplo de como criar um pedido de cadeia de pensamento para uma tarefa no trabalho. Considere uma organização com milhares de colaboradores. Cada colaborador recebe um código de compra único que pode ser utilizado para comprar material ou equipamento. Em primeiro lugar, um especialista de suporte técnico cria um código de compra único para cada colaborador. Para tal, o especialista utiliza uma solução de IA personalizada, aprovada para utilização com informações da empresa e dos colaboradores, para os ajudar a criar o código de compra com a seguinte cadeia de pensamento:

A nossa organização atribui códigos de compra combinando o departamento e o número de identificação de um colaborador. Todos os caracteres alfabéticos estão em letras minúsculas no código de compra. Reveja os exemplos e responda à questão seguinte da mesma forma. Explique os passos envolvidos na determinação do código de compra de cada colaborador.

Pergunta: A Tiana B trabalha no departamento de Marketing e tem o número de identificação 9283. Qual é o código de compra da Tiana B?

Resposta: O código de compra da Tiana B é marketing9283. Para o determinar, primeiro combine o departamento (Marketing) com o número de identificação (9283). Isto resulta em Marketing9283. Em seguida, altere todos os caracteres alfabéticos para minúsculas. Isto cria o código de compra marketing9283.

Pergunta: Sylvie E trabalha no departamento de vendas e tem um número de identificação 2379. Qual é o código de compra de Sylvie E?

Resposta:

Este prompt contém três partes principais. Primeiro, fornece contexto. A seguir, inclui um exemplo. Terceiro, apresenta um pedido de resposta do LLM. Vamos examinar mais de perto cada parte.

Fornece contexto
O prompt fornece primeiro um contexto útil para resolver um problema específico:

A nossa organização atribui códigos de compra combinando o departamento e o número de identificação de um colaborador. Todos os caracteres alfabéticos estão em letras minúsculas no código de compra. Reveja o exemplo e responda à questão seguinte da mesma forma. Explique os passos envolvidos na determinação do código de compra de cada colaborador.

O prompt descreve o método da organização para criar um código de compra. Como este é um prompt de cadeia de pensamento, o prompt instrui o LLM a seguir o exemplo e a explicar os passos que determinam o código de compra.

Inclui um exemplo
A parte seguinte do aviso inclui um exemplo dos passos utilizados para criar um código de compra, apresentado como um par de perguntas e respostas:

Pergunta: A Tiana B trabalha no departamento de Marketing e tem o número de identificação 9283. Qual é o código de compra da Tiana B?

Resposta: O código de compra da Tiana B é marketing9283. Para o determinar, primeiro combine o departamento (Marketing) com o número de identificação (9283). Isto resulta em Marketing9283. Em seguida, altere todos os caracteres alfabéticos para minúsculas. Isto cria o código de compra marketing9283.

A apresentação do exemplo em formato de perguntas e respostas facilita o acompanhamento do LLM.

A parte da pergunta do exemplo inclui informações relevantes sobre o departamento e o número de identificação do funcionário e solicita o código de compra de Tiana B com base nessas informações.

A parte de resposta do exemplo demonstra o raciocínio passo a passo que o especialista pretende que o LLM utilize para determinar o código de compra.

Nota: nem sempre poderá fornecer um exemplo útil no seu prompt. Nesse caso, simplesmente afirme que pretende que o LLM explique o seu raciocínio. A qualidade dos seus resultados dependerá do seu pedido e do LLM específico que está a utilizar. Tente incluir o seguinte idioma no seu aviso para obter os melhores resultados:

“Resolva o problema passo a passo.”

“Explique cada passo utilizado para determinar a resposta.”

Apresenta um pedido
Por fim, o prompt inclui a pergunta específica a que o LLM deve responder:

Pergunta: Sylvie E trabalha no departamento de vendas e tem um número de identificação 2379. Qual é o código de compra de Sylvie E?

Resposta:

A questão segue o padrão do exemplo anterior para facilitar ao LLM o fornecimento de uma resposta semelhante. O campo após o rótulo “Resposta:” fica em branco para indicar que o LLM deve completar a resposta.

This blog post is based on information and concepts derived from the Coursera module titled “Google AI Essentials.” The original content can be found here:
https://www.coursera.org/learn/google-ai-essentials


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *