Antes de utilizar a IA, é vital que pense cuidadosamente sobre como o fazer de forma responsável. Isto garante que o utiliza de forma ética, minimizando os riscos e alcançando os melhores resultados. O uso responsável da IA implica ser transparente sobre a sua utilização, avaliar cuidadosamente os seus resultados e considerar o potencial de preconceitos ou erros.
Reveja os resultados da IA
Ao utilizar a IA como ferramenta para completar uma tarefa, irá querer obter o melhor resultado possível. Se não tiver a certeza sobre a precisão da saída de um modelo, experimente uma série de indicações para saber o desempenho do modelo. A elaboração de pedidos claros e concisos melhorará a relevância e a utilidade dos resultados recebidos. Adotar uma abordagem proativa para abordar e reduzir casos de resultados inesperados ou imprecisos é também uma prática recomendada. Aqui estão algumas ações específicas que pode realizar para refinar a eficácia das suas interações de IA:
- Identifique os potenciais danos solicitando à ferramenta de IA diferentes exemplos e verificando os resultados.
- Teste a ferramenta em tópicos com os quais está familiarizado para poder verificar os resultados com o seu próprio conhecimento.
- Para minimizar os efeitos das alucinações:
- Certifique-se sempre de que o seu aviso fornece contexto, inclui um exemplo e declara um pedido.
- Evite utilizar uma premissa falsa na sua opinião. Certifique-se de que o seu pedido é claro, específico e preciso.
Divulgue o seu uso de IA
Divulgar o uso da IA estimula a confiança e promove práticas éticas na sua comunidade. Aqui estão algumas ações que pode realizar para ser transparente sobre a utilização da IA:
- Diga ao seu público e a qualquer pessoa que isso possa afetar que utilizou ou está a utilizar IA. Esta etapa é particularmente importante quando se utiliza a IA em ambientes profissionais de alto impacto, onde existem riscos envolvidos no resultado da IA.
- Explique que tipo de ferramenta utilizou, descreva a sua intenção, forneça uma visão geral da utilização da IA e ofereça qualquer outra informação que possa ajudar o seu público a avaliar os potenciais riscos.
- Não copie e cole os resultados gerados pela IA e faça-os passar como se fossem seus.
Avalie todo o conteúdo antes de o partilhar
Ao adotar uma abordagem proativa, pode ajudar a garantir que os utilizadores exploram a IA com a confiança de que o conteúdo é legítimo. Isto é especialmente importante porque, em alguns casos, pode não estar ciente de que está a interagir com a IA.
Aqui estão algumas ações que pode realizar para avaliar o conteúdo de imagem, texto ou vídeo antes de o partilhar:
- Verifique a precisão do conteúdo utilizando motores de pesquisa.
- Pergunte a si mesmo: se este conteúdo for impreciso ou falso, estou disposto ou posso corrigir o meu erro? Se não estiver, é provavelmente um indicador de que não deve partilhá-lo.
- Lembre-se dos passos para PARTILHAR, o Organização Mundial de Saúde é um mnemónico que pode ajudar as pessoas a terem mais cuidado ao partilhar informação online.
- Obtenha o seu conteúdo de fontes oficiais e fidedignas.
- As manchetes nem sempre contam a história completa, por isso leia os artigos completos antes de partilhar.
- Analise os factos apresentados para determinar se tudo o que está a ler é verdade.
- Fotos e vídeos retocados podem estar presentes no conteúdo que pretende partilhar, por isso tenha cuidado com imagens enganadoras.
- Os erros podem estar presentes no conteúdo que está a partilhar e é mais provável que as informações sejam falsas se estiverem repletas de gralhas e erros.
Considere as implicações de privacidade e segurança da utilização de IA
Quer esteja a introduzir um aviso, a partilhar uma publicação ou a criar novo conteúdo com a ajuda da IA, vai querer parar um momento e refletir sobre como isso pode afetar a segurança de pessoas ou organizações relevantes. Aqui estão algumas ações que pode tomar para considerar estas implicações de privacidade e segurança:
- Introduza apenas informações essenciais. Não forneça informações desnecessárias, confidenciais ou privadas, pois pode ameaçar a segurança de uma pessoa ou da organização para a qual trabalha.
- Leia os documentos comprovativos associados às ferramentas que está a utilizar. Qualquer documentação que descreva como o modelo foi treinado para utilizar proteções de privacidade (como termos e condições) pode ser um recurso útil para si.
Considere os efeitos do uso de IA
A IA não é perfeita. Tenha isto em mente ao utilizar várias ferramentas e modelos e use o seu bom senso para utilizar a IA para o bem. Antes de utilizar a IA, pergunte-se:
- Se utilizar a IA para esta tarefa específica, isso prejudicará alguém à minha volta?
- Reforça ou mantém preconceitos que podem causar danos a qualquer grupo de pessoas?
This blog post is based on information and concepts derived from the Coursera module titled “Google AI Essentials.” The original content can be found here:
https://www.coursera.org/learn/google-ai-essentials

Deixe um comentário Cancelar resposta